Saiba de nossas notícias em primeira mão.

Novo golpe de extorsão por e-mail faz vítimas em vários países, inclusive o Brasil

Geralmente, os e-mails que recebem este tipo de mensagem estão disponíveis em sites e plataformas de grande acesso

06/03/2019  às  09:30:58
Novo golpe de extorsão por e-mail faz vítimas em vários países, inclusive o Brasil

Um golpe de extorsão por email, chamado de Sextortion, que consiste em chantagens feitas por e-mail, onde golpistas alegam possuir vídeos íntimos e comprometedores dos usuários que teriam sido gravados sem sua permissão por meio da webcam, e que caso um pagamento não seja efetuado, as imagens podem ser enviadas a todos amigos e familiares da vítima.

Geralmente, os e-mails que recebem este tipo de mensagem estão disponíveis em sites e plataformas de grande acesso. Estimativas apontam que podem existir mais de 100 milhões de endereços de e-mail divulgados na internet.

Ips no Brasil estão entre os mais usados para cometer este tipo de extorsão sexual. Segundo a Digital Shadows, mais de 79 BTC já foram arrecadados de 3.100 vítimas que concordaram em pagar para que seus supostos vídeos não fossem divulgados na web. Quase 1 milhão de e-mails receberam a mensagem com a “extorsão sexual”. Muitos usuários preferem pagar aos hackers o valor proposto do que terem imagens vazadas.

O golpe foi operado a partir de vários endereços IP, sendo que o Brasil é o segundo colocado na lista, respondendo por 5,3% dos e-mails enviados, sendo que a liderança cabe ao Vietnã (8,5%), e a Índia fica em terceiro lugar (4,7%). A empresa de pesquisa sugeriu ainda que os servidores de e-mail poderiam ter sido comprometidos, razão pela qual a especificação de um local preciso não foi conclusiva.

Poste em sua rede social