Saiba de nossas notícias em primeira mão.

Golpe usa e-mail falso dos Correios para instalar vírus

Com a suposta mensagem dos Correios, os criminosos tentam forçar download de arquivo para roubar dados

04/02/2019  às  17:43:22
Golpe usa e-mail falso dos Correios para instalar vírus

Um golpe tem usado os Correios para instalar um vírus bancário nos computadores das vítimas. Para isso, os criminosos enviam um e-mail falso em nome da empresa informando o usuário sobre uma suposta entrega malsucedida.

A mensagem apresenta o que seriam dados sobre a falsa encomenda, como etapas da entrega e um código de rastreamento. Quando um link do e-mail é aberto, o navegador não vai para o site dos Correios e, sim, para uma página que tenta iniciar o download de um arquivo ZIP.

Após ser baixado e extraído, o ZIP revela um arquivo LNK. Caso ele seja executado, o Windows abrirá o Prompt de Comando, que rodará um script capaz de baixar novos arquivos e infectar a máquina.

Até o momento, mais de 450 empresas registraram o golpe do e-mail falso dos Correios e milhares de máquinas já foram afetadas.

Deve-se ter atenção redobrada ao receber e-mails por mais legítimos que eles pareçam, pois o vetor de ataque mais fácil de ser explorado é o fator humano.

Para proteger sua máquina, verifique o e-mail do remetente. Caso o endereço apresente números aleatórios ou textos sem sentido, fique alerta. Outra sugestão é buscar erros de português, já que essas falhas não costumam aparecer em e-mails autênticos.

Por fim, não abra links, nem baixe arquivos que tenham nomes ou endereços genéricos. Nessa tentativa de golpe, por exemplo, a melhor saída seria abrir o site dos Correios em uma nova aba e inserir manualmente o suposto código de rastreamento.

Poste em sua rede social