Saiba de nossas notícias em primeira mão.

Encontrada nova falha nos Processadores Intel

Falha pode ser ainda pior que Meltdown e Spectre

08/08/2019  às  15:57:48
Encontrada nova falha nos Processadores Intel

A Microsoft liberou, silenciosamente no mês passado, uma atualização para corrigir uma vulnerabilidade em todos os processadores Intel lançados desde 2012. A revelação da existência da SWAPGS foi feita por pesquisadores da Bitdefender.


A vulnerabilidade estava em todos os processadores da marca e já havia sido relatada à Intel há 1 ano. Hackers podem abrir um canal lateral que vaza chaves de criptografia, senhas e conversas privadas, entre outros dados sensíveis, através da execução especulativa (técnica de otimização do processamento de informações pela CPU).


O ataque pode ser semelhante ao que ocorre nas falhas Spectre e Meltdown, que haviam sido relatadas em 2018. Os pesquisadores descobriram que uma instrução de chips conhecida como SWAPGS torna possível abrir um canal lateral (mesmo em sistemas que receberam correções para as falhas anteriores) para acessar informações na memória do kernel.


Ele faz isso explorando a execução especulativa, que pode deixar rastros no cache. É isso que os invasores buscam para obter acesso aos dados internos. A vulnerabilidade afeta todos os processadores Intel que suportam SWAPGS e WSGRBASE. 

Poste em sua rede social