Brasil fica em primeiro lugar na internet fixa
Durante o segundo trimestre de 2020, o Brasil teve a melhor latência da América Latina
29/07/2020 às 17:47:21
Segundo dados da Ookla, dona do site speedtest.net, o Brasil teve o melhor desempenho de internet fixa no segundo trimestre de 2020. Entre as cinco maiores economias da América Latina, o Brasil teve uma latência (tempo de reação da conexão) média de 19 milissegundos. Na internet móvel, o Brasil ficou em quarto, com 46 ms, e a Argentina apresentou o melhor resultado, com uma média de 40 milissegundos.
Segundo a mesma pesquisa, investimentos recentes em fibra óptica na região ajudaram a melhorar a latência. Durante a pandemia do novo coronavírus, os investimentos em conexão cresceram, fazendo com que todoa a América Latina apresentasse um aumento no desempenho da internet móvel e fixa.
O Brasil foi o país com maior avanço na banda larga fixa em comparação com o segundo trimestre de 2019. Em seguida vem o Chile (24 ms), o México (31 ms) e a Argentina (34 ms). A Colômbia ficou em último lugar, com 43 ms. São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília apresentaram as melhores latências de banda larga fixa no país, com 18 ms, 20 ms e 21 ms respectivamente.