Saiba de nossas notícias em primeira mão.

Anatel irá bloquear todos os celulares piratas

Celulares não homolagos ou com IMEI irregular perderão todo tipo de conexão de rede

25/09/2018  às  11:56:21
Anatel irá bloquear todos os celulares piratas

A Anatel começa, neste domingo, dia 23 de setembro, a enviar mensagens para celulares de 10 estados (Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Tocantins e toda região sul), avisando sobre o bloqueio de celulares não são certificados pela agência ou que tiveram o IMEI adulterado ou fraudado.

Proprietários de aparelhos irregulares receberão uma mensagem alertando sobre a lei 9.472 e o prazo em que o aparelho deixará de funcionar.

Os aparelhos irregulares são identificados por um sistema informatizado que identifica as irregularidades por IMEI e frequência pelo uso da rede. O bloqueio nos estados citados está previsto para o próximo dia 8 de dezembro.


Goiás e o Distrito Federal foram os primeiros a fazer parte do programa de bloqueio. Nesses dois estados, 41.827 acessos de telefonia e internet móvel foram fechados em maio último — 0,3% do total nessas localidades.

Para saber se seu celular é certificado, basta procurar por um selo da Anatel no carregador ou no verso da bateria. É também recomendado verificar o IMEI para saber o status do celular. Isso pode ser feito, por exemplo, comparando a numeração com a que aparecer ao discar *#06#

Poste em sua rede social