Saiba de nossas notícias em primeira mão.

Brasil é o país com maior número de chamadas spam no mundo

O Brasil está liderando o ranking com uma média de quase 46 ligações indesejadas a cada usuário por mês

05/12/2019  às  11:08:26
Brasil é o país com maior número de chamadas spam no mundo

Os dados foram divulgados pela Truecaller, que contabilizou 26 bilhões de ligações não-solicitadas em todo o mundo de janeiro a outubro deste ano. Apesar de estar na liderança, o Brasil não é o único com números altíssimos de chamadas indesejadas, a nível mundial, houve um aumento de 18% nas chamadas spam em todo o mundo.

No Brasil, as empresas que mais realizam chamadas spam são as próprias operadoras de telefonia, número que subiu de 32% para 48%, com ligações geralmente são ofertas de planos maiores e outros serviços adicionais. Já as ligações para aplicação de golpes continuam sendo o grande problema em nosso país. No ano passado, o número de ligações fraudulentas subiu para 20% e, este ano, para 26%”.

Segundo dados da Truecaller, 48% das ligações indesejadas vêm de operadoras, seguidas de 26% de golpes, 13% de serviços financeiros e 13% de empresas de telemarketing.

O relatório chama atenção para um tipo de golpe que ainda é pouco conhecido, porém anda sendo muito praticado: Chamado de “one ring” ou “ligação com um toque só”, consiste no usuário receber uma ligação, de um número privado sem ter a possibilidade de atender, já que os golpistas deixam tocar somente uma vez. Quando a pessoa retorna para o número, não ouve nada e é cobrada pela chamada.

Outro golpe muito praticado, este bem mais conhecido, é o do falso sequestro. Trata-se da chamada de um criminoso que diz ter raptado um familiar e então cobra pelo resgate da pessoa. Em forte emoção, algumas pessoas acabam pagando pelo "resgate".

Poste em sua rede social