Saiba de nossas notícias em primeira mão.

76% dos pequenos negócios já funcionam normalmente

Segundo o SEBRAE, a maioria (63%) teve que mudar suas formas de trabalho

21/08/2020  às  13:01:53
76% dos pequenos negócios já funcionam normalmente

De acordo com a Pesquisa de Impacto da Pandemia de Coronavírus nos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae, com a flexibilização do isolamento social no Brasil, houve um aumento considerável na reabertura dos estabelecimentos no país. Micro e pequenas empresas começaram a se reerguer progressivamente diante da crise.

Na pesquisa, 76% dos empresários participantes informaram a retomada dos negócios, sendo a maior parte (63%) precisou mudar suas formas de trabalho com relação ao período anterior à crise. A pesquisa também indicou uma melhora no nível das empresas, que caiu de 40% para 36% dos empresários com dívidas em atraso.

A pesquisa realizada pelo SEBRAE colheu dados pela internet de empresários de todos os 26 Estados, incluindo DF, sendo 57% Microempreendedores Individuais (MEI), 38% Microempresas e 5% Empresas de Pequeno Porte. Os dados revelaram um crescimento expressivo no número de empresas que buscaram empréstimos desde o início da crise, que saltou de 30% para 54%.

Empresas situadas em locais de maior aglomeração, como as que estão localizadas em feiras ou shoppings, enfrentam mais dificuldade de voltar a funcionar. Dessas empresas, 42% ainda não retomaram o funcionamento normal, o que vem fomentando a busca pela inovação e digitalização, especialmente nas vendas. Entre as plataformas digitais, o Whatsapp é a ferramenta digital mais procurada como meio de driblar a crise, com 46% dos empresários ouvidos usando aplicativo comercialmente.

Poste em sua rede social