Saiba de nossas notícias em primeira mão.

Saiba como se proteger de fraudes no cartão de crédito

O mercado negro de dados vazados possui mais informações sobre nós do que podemos imaginar

30/12/2019  às  15:27:33
Saiba como se proteger de fraudes no cartão de crédito

Os atuais avanços tecnológicos e facilitações no acesso à informação nos trouxeram muitas facilidades, porém, a facilidade em criar sistemas fraudulentos também aumentou, e o mercado negro de dados vazados possui mais informações sobre nós do que podemos imaginar.

Uma quadrilha de fraudadores de Campo Grande, por exemplo, compra dados pessoais das vítimas, como e-mail, telefone e número de documentos e, como o telefone fixo da pessoa, ligam para ter acesso ao cartão da vítima. Na ligação, se passam por representantes de bancos para solicitar informações do cartão de crédito, como número e código de segurança e até mesmo a senha.

Os fraudadores simulam tão bem um atendimento real que, na maioria das vezes, a vítima não nota que se trata de um golpe. Apesar da alta qualidade nos golpes, existem formas de evitar ser pego nesse tipo de golpe.

Jamais forneça dados do seu cartão para estranhos
Em qualquer compra, é necessário fornecer o CVV (código de segurança), que se localiza no verso do cartão. Este número deve ser protegido à todo custo e jamais deve ser informado por telefone, ou mensagem;

Não perca seu cartão de vista
Ao utilizar seu cartão em um estabelecimento, não perca seu cartão de vista. Alguém pode fotografá-lo discretamente para utilizar seus dados em compras fraudulentas.

Sempre que puder, utilize o Cartão de Virtual.
O cartão virtual é gerado especificamente para uma compra online e, caso seus dados sejam vazados de alguma forma, basta informar o banco sobre o uso indevido, gerar outro número e cancelar o anterior.

Evite ter seus dados vazados na internet
Como já foi dito acima, os fraudadores apenas precisam ter acesso a suas informações de contato, como telefone e e-mail, para entrar em contato com você em busca dos dados de seu cartão. Sendo assim, proteja bem seus dados e não exponha-se demais em redes sociais para evitar que pessoas de má fé utilizem seus dados contra você

Poste em sua rede social