Saiba de nossas notícias em primeira mão.

Saiba como otimizar os lucros da sua empresa

Veja como aumentar os lucros depende de muito mais do que aumentar seu volume de vendas

06/08/2020  às  17:21:12
Saiba como otimizar os lucros da sua empresa

Se você acha que ter mais lucro é igual a fazer entrar mais dinheiro, você está muito enganado. Obviamente, fazer mais negócios é um dos pontos importantes para otimizar os lucros de uma empresa, porém muitos se esquecem que também é necessário sair menos dinheiro do caixa, e uma das estratégias para manter o fluxo de caixa positivo é diminuir o custo de operação.

Veja abaixo algumas dicas para você aumentar seus lucros e garantir o sucesso a longo prazo da sua empresa.

Suas contas não são as contas da sua empresa

Para otimizar seu lucro, é necessário separar as contas pessoais das empresariais. Tire imediatamente da cabeça a ideia de que todo o lucro da empresa pertence a você!

Não é porque a empresa é sua que todo dinheiro deve ir para no seu bolso. A parcela do seu carro novo não deve estar na programação financeira da empresa e nem a fatura das passagens aéreas das suas férias devem ir direto para o setor de compras.


Matenha o controle sobre as despesas

Você sabe quanto, exatamente, sua empresa gasta com água? O quanto ela gasta com limpeza? Se as respostas não estão na ponta da sua língua, pode ser que lhe falte algo essencial para otimizar os lucros da sua empresa: Controle.

Manter o controle sobre o orçamento de todos os setores é primordial para a saúde financeira de qualquer empresa. Somente com um monitoramento constante você será capaz de identificar os erros que sua empresa está cometendo com o dinheiro.


Invista na equipe de vendas

Aqui está uma dica diretamente relacionada com o aumento de vendas! Antes de partir para o ataque e buscar mais receita, ações estruturais são extremamente necessárias para que todo o trabalho e dinheiro gasto para aumentar sua receita não seja em vão.

Busque por treinamentos, planejamentos de carreira, ações motivadoras e recompensas. É fundamental que seus vendedores possuam uma expectativa de crescimento junto à empresa, assim eles poderão tomar atitudes mais ousadas e serão mais engajados.


Aposte na tecnologia

Para garantir que o controle financeiro será feito de forma eficaz, há uma infinidade de soluções tecnológicas no mercado para te ajudar. Alguns softwares (até mesmo gratuitos) podem dar conta de inúmeros processos complicados com gestão de estoque, relacionamento com cliente e fluxo de caixa.

Softwares específicos para Gestão Financeira podem ser cruciais para um bom controle das rotinas do dia a dia, como pagamentos e recebimentos do dia a dia e títulos em aberto.


Aumente seu catálogo de produtos

De um modo geral, o cliente gosta de ter opções, e essa é uma boa oportunidade para aumentar o lucro da sua empresa. Se de alguma forma sua marca já está consolidada no mercado e tem experiência na área em que atua, pode ser uma boa jogada enriquecer o catálogo.

É claro que para isso, serão necessários estudos detalhados do mercado. Converse com seus vendedores, pois são eles que estão na ponta das negociações, cara a cara com o cliente e sabem exatamente quais são as necessidades e solicitações dos consumidores.


Otimizar os lucros de uma empresa não é tarefa a ser feita da noite para o dia, mas seguindo com disciplina todas essas dicas, você podera aprimorar significantemente a saúde financeira da sua empresa. Aceite o desafio e a comemoração das suas conquistas será somente uma questão de tempo!

Poste em sua rede social