Saiba de nossas notícias em primeira mão.

Erros que podem estar deixando sua empresa sem dinheiro

Confira os principais erros que podem levar a sua empresa a perder mais dinheiro do que deveria e aprenda como evitá-los

07/10/2019  às  10:53:30
Erros que podem estar deixando sua empresa sem dinheiro

Achar que o dinheiro da empresa é o seu dinheiro

Este é um dos erros mais cometidos e também um dos mais traiçoeiros. Ao misturar suas contas pessoais com os gastos da empresa, em algum momento, todo esse 'caos numérico' tornará impossível uma análise clara da sua situação financeira ou da sua empresa.

Se um gestor fizer um grande investimento na sua vida pessoal, por exemplo, em um momento em que a empresa não está numa boa fase financeira, ele sacrificará o capital de giro e poderá colocar seu negócio em uma situação arriscada. Quanto mais separada for a sua vida financeira e a da sua empresa, melhor será o controle financeiro.

 

Não valorizar um bom capital de giro

Várias empresas acabam entrando em desespero mensalmente quando as faturas começam a chegar. Isso acontece, muitas vezes, porque as empresas não têm capital de giro suficiente para pagar todos os gastos até que o ciclo do lucro seja concluído com o pagamento dos clientes.

O que muitos gestores ainda não aprenderam é que economizar essa reserva ajuda a empresa a controlar e aumentar os lucros. Se a companhia não manter um capital de giro satisfatório, ela corre o risco de atrasar os pagamentos dos fornecedores e ter que pagar juros altos! O que por si só já acaba compromete a margem de lucro.

 

Pagar apenas o mínimo da fatura do cartão

Grande parte das empresas, em especial micros e pequenas, compram de seus fornecedores através do cartão de crédito. Apesar de ser uma opção cômoda, o uso do crédito rotativo requer uma boa organização financeira para que a empresa não deixe seu lucro todo nas taxas de juros do banco.

O problema maior é quando apenas o valor mínimo do cartão é pago: atualmente, esse valor é cerca 15% da fatura total. Se somente esse valor for pago, no próximo mês, a empresa terá de pagar a fatura mensal do cartão mais os 85% da última fatura (com juros!) Nesse ritmo, a dívida tende a virar uma bola de neve!

Se o pagamento tiver que ser atrasado, muitas vezes é mais vantajoso tomar um empréstimo no próprio banco, mas com uma taxa de juros mais em conta e perder menos dinheiro.

 

Não fazer um fluxo de caixa

É totalmente inviável e irracional gerenciar sua empresa 'no escuro'. Ter plena visibilidade e controle do seu fluxo de caixa é essencial para um bom gerenciamento financeiro. Comparar os recebimentos e despesas regularmente pode-se lhe permitir detectar problemas antes que eles se tornem maiores.

 

Não buscar novas oportunidades

Observe e comprove: Empresas bem sucedidas estão sempre abertas a novas oportunidades e tecnologias em busca de aumentar a participação no mercado. Hoje, há vários mercados em crescimento, Entre eles, o comércio virtual, que tem um custo relativamente barato e atrai cada vez mais consumidores.

Lembre-se: Tenha sempre uma novidade e uma boa ideia para colocar em prática.

Poste em sua rede social