Saiba de nossas notícias em primeira mão.

Placa do Mercosul será obrigatória no DF a partir de fevereiro

Quem emplacar o veículo até o último dia deste mês não será obrigado a adotar o novo modelo.

16/01/2020  às  16:33:26
Placa do Mercosul será obrigatória no DF a partir de fevereiro

O Detran do Distrito Federal começará a emplacar veículos com o novo padrão de placas de Mercosul a partir de fevereiro. A instalação será obrigatória somente para os casos de primeiro emplacamento, mudança de categoria, roubo, furto, extravio ou danos à placa e mudança de estado.

Quem emplacar o veículo até o último dia deste mês não será obrigado a adotar o novo modelo. A simples substituição da placa cinza para a do Mercosul custará cerca de R$ 128, mesmo valor que seria pago num emplacamento normal.

O novo padrão de placas promete trazer mais segurança e aumentar a quantidade de combinações de letras e números para serem fornecidas aos motoristas, já que as combinações atuais estavam acabando. Outro ponto é que, com o QR code existente na placa, será mais fácil identificar eventuais problemas.


Dentre as novidades nos novos modelos, estão: Utilização da Bandeira do Brasil e emblema oficial do Mercosul, uso de quatro letras e três números para aumentar as possibilidades de combinação, mudanças no processo de produção e comercialização das placas e dispensa do uso do lacre.

O novo emplacamento será feito por empresas credenciadas pelo Detran, e a repartição não participará mais do processo e apenas encaminhará os trâmites para as empresas.

Poste em sua rede social