Saiba de nossas notícias em primeira mão.

Implantação das placas no padrão Mercosul é adiada em Minas Gerais

Após decisão da retirada dos brasões, Detran do estado solicitou que a implementação das novas placas fosse adiado para 17 de dezembro.

03/12/2018  às  14:25:37
Implantação das placas no padrão Mercosul é adiada em Minas Gerais

O Detran de Minas Gerais adiou a implementação das novas placas no padrão Mercosul. A instalação, prevista para começar este sábado, dia 1º, foi adiada para o dia 17. A solicitação foi encaminhada ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Segundo o Detran-MG, a solicitação é necessária devido às alterações noticiadas para a retirada dos brasões de municípios e bandeiras dos estados das placas do novo padrão.

A mudança foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais. O Artigo 2º da nova Portaria (1.735/18) do Detran-MG prorroga para 17 de dezembro de 2018 a previsão para implantação, em todo estado de Minas Gerais, o novo modelo da placa padrão Mercosul.

A decisão de retirar os brasões inseridos nas placas do Mercosul foi anunciada na última quarta-feira, dia 28, pelo Ministério das Cidades. A medida respeitará, sem alterações, o que foi definido no acordo entre países, além de reduzir custos e manter importantes itens de segurança.

O objetivo do novo padrão, sempre foi o de implantar um modelo unificado de identificação veicular, que levasse segurança ao sistema nacional de trânsito e aos condutores. O novo modelo permite a comunicação entre os departamentos de trânsito de todas as unidades do país, com a sincronização das informações em tempo real.

Com a retirada dos brasões, uma vez emplacado, a placa do veículo poderá ser a mesma por toda a vida útil do veículo, sem nenhum gasto extra para o motorista.

Poste em sua rede social