Saiba de nossas notícias em primeira mão.

Entenda como é calculado o IPVA

Imposto é calculado com base no preço do veículo.

02/01/2019  às  10:23:39
Entenda como é calculado o IPVA

Em 2019, o calendário de pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é de 9 de janeiro a 22 de março para automóveis, caminhonetes, ônibus, micro–ônibus, motos e similares. O imposto terá uma redução de 3,34%, devido a diminuição no preço médio dos veículos.

O cálculo do imposto é realizado com base na tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), que apurou entre 11.556 diferentes marcas, modelos e versões de veículos, os preços de mercado em setembro de 2018 e determinou que a queda média foi ide 3,34%, em comparação ao mesmo mês de 2017.

O IPVA é calculado a partir do valor de mercado do veículo. Veículos flex e gasolina pagam 4% do valor, enquanto modelos etanol, GNV, elétricos e híbridos, pagam 3%. Picapes de cabine dupla também pagam 4%, enquanto utilitários de cabine simples pagam 2%. Caminhões pagam 1,5%.

No estado de São Paulo, 17,4 milhões de veículos pagarão o IPVA e 300 mil estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação ou são dispensados do pagamento (taxistas, pessoas com deficiência, igrejas, entidades sem fins lucrativos, veículos oficiais e ônibus/micro-ônibus urbanos).

Em 2019, o governo de São Paulo estima arrecadar R$ 14,9 bilhões. 50% do valor será destinado aos municípios de registro e o restante ficará com a administração estadual. O dinheiro é gasto com obras de infraestrutura, além de saúde e educação.

Poste em sua rede social